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A importância do atendimento eficiente

A importância do atendimento eficiente e personalizado para pequenas e médias empresas

31 de agosto de 20224 minutos de leitura

Pesquisa revela que 76% dos consumidores brasileiros pararam de comprar em algumas empresas por problemas de comunicação

O atendimento eficiente, seja presencial ou online, deve ser um dos norteadores das empresas para conquistar e reter os clientes. Pelo menos é o que apontam os dados de uma pesquisa realizada em 2020 pela Hibou – especializada em monitoramento de mercado e consumo. Segundo o estudo, depois da qualidade do produto (eleito por 98% dos entrevistados), o bom atendimento é fundamental para 94% das pessoas que foram ouvidas nas entrevistas. 

Merx - atendimento eficiente

Atendimento eficiente

O atendimento eficiente deve prezar pela empatia e exclusividade. “Esse tipo de atendimento, baseado no diálogo atencioso, foca em resolver o problema dos clientes”, revela o diretor da Task Internet, Tales Lacerda. 

A pesquisa Freshworks, conduzida pela Opinium, realizada em 2021 em diversos países, mostrou que 76% dos brasileiros pararam de consumir de algumas empresas por causa de problemas com a comunicação. Outro ponto relevante da pesquisa é que 39% dos entrevistados deixaram de ser clientes de marcas e lojas por considerarem o tempo de espera no atendimento muito longo. “Inclusive, muitos clientes evitam ligar para empresas para resolver os seus problemas e até mudam para o concorrente antes de tentar, somente pelo receio de não conseguir ser atendido por uma pessoa real”, acrescenta Lacerda. 

Serviço de atendimento ao cliente

Outra pesquisa reveladora, também de 2021, feita pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo) mostrou que apenas 28% dos entrevistados se dizem satisfeitos com os Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) das empresas. 

Um atendimento eficiente é um trunfo para a imagem dos negócios, mas que poucas empresas buscam. Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Site Group mostrou que 49% dos consumidores que tiveram experiência positiva estão aptos a fazer postagens elogiando a empresa. Já entre aqueles que tiveram experiência negativa, apenas 30% estão dispostos a reclamar na internet. “Esse dado nos revela muito. Clientes satisfeitos são uma fonte promissora de mídia gratuita que não se pode perder”, pondera o diretor. 

Como os clientes elegem um bom atendimento?

Segundo os entrevistados da Hibou (2020), um bom atendimento significa:

  • Ouvir a reclamação do cliente (96,7% dos respondentes);
  • Explicações claras sobre as questões dos usuários (96,5%);
  • Conhecimento sobre o produto/serviço da empresa (95,8%);
  • Agilidade na resolução (91,3%);
  • Apresentar soluções pertinentes ao que está sendo buscado (73,3%).

Task Internet lança o Merx, um aplicativo de atendimento ao cliente e comunicação integrada 

A ferramenta possui todos os recursos para otimizar o atendimento ao cliente e gerenciar equipes em um só lugar 

Para acompanhar o novo modelo de comunicação entre clientes e empresas, a Task Internet lança uma ferramenta de comunicação que visa integrar os atendimentos em um só lugar, facilitando o contrato entre empresas e consumidores. 

O Merx permite interação com sua equipe e também com clientes e fornecedores vindos de vários canais, seja do site (formulário de contato ou chat), e-mail corporativo ou via redes sociais. 

“A ideia do Merx surgiu da necessidade de otimizar nosso atendimento, já que tínhamos vários canais disponíveis ao cliente. Então, pensamos: por que não criar uma forma de comunicação que organize e centralize esses atendimentos em uma única plataforma para não perder nenhum contato?”, explica o diretor da empresa, Tales Lacerda. “Como o produto deu certo pra gente, vai dar certo para outras empresas com as mesmas necessidades”, acrescenta o diretor. 

Essas são as principais funcionalidades do Merx:

  • Mini site para divulgar os principais links para comunicação com seu negócio;
  • Chat externo: equipes de atendimento conversando em tempo real com seus clientes;
  • Fale conosco (formulário de contato) integrado ao mini site;
  • Conexão direta com e-mail (ex: contato@suaempresa.com.br);
  • Conversas instantâneas (chat online) com a sua equipe de trabalho;
  • Rede social interna para compartilhar informações importantes com todos da equipe;
  • Conexão com o Twitter.

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Banner com chamada para o Merx - ferramenta de comunicação integrada.

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

2 Comentários

This Post Has 2 Comments

  1. Esse artigo esta muuuuuito top, muito obrigada pela
    informação, inclusive voltarei ao site para mais informações
    como estas. 🙂

    1. Oi, Amanda! Como vai?

      Obrigado por visitar o nosso blog e que bom que gostou do nosso artigo! Realmente o atendimento é muito importante nos negócios, independente do tamanho. Uma ferramenta, como o Merx, pode ajudar muito na agilidade do atendimento e, consequentemente, melhorar a imagem da empresa.

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