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Atendimento integrado

Atendimento integrado: tenha uma equipe sempre pronta para responder ao cliente

31 de agosto de 20225 minutos de leitura

O atendimento integrado nas empresas é crucial para o bom desempenho no mercado atual. Isso porque estamos passando por uma fase de transformação na forma de compra dos consumidores, o que tem feito as empresas evoluírem quando o assunto é conversar com o cliente. 

No entanto, não só a forma de comprar está se transformando, mas também os compradores estão diferentes: cada dia mais conectados e exigentes. Essa exigência começa pelo atendimento de qualidade e multicanal

Um atendimento rápido, coerente e que realmente traga soluções é uma ótima estratégia de vendas para o seu negócio. No entanto, estratégias multicanais não são mais um diferencial competitivo, mas uma necessidade básica.

Afinal, o que é um atendimento integrado? Isso quer dizer que as empresas precisam oferecer diversos canais de comunicação com o público para atender suas necessidades, de forma clara e objetiva, o mais breve possível. 

Vantagens do atendimento integrado 

Atendimento centralizado 

O atendimento centralizado vai permitir mais organização no setor, consequentemente, ganhará em agilidade, sem precisar ficar saindo e entrando em várias ferramentas. 

Atendimento mais rápido 

Deixar o cliente esperando por um atendimento não é bom. Por isso, as empresas precisam tornar esse contato mais rápido e fluido para não gerar ruídos e nem desconforto. 

Melhora o rendimento da equipe

Usando apenas uma ferramenta de atendimento, as equipes conseguem fazer um trabalho mais ágil, aumentando o seu rendimento. 

Clientes mais satisfeitos

Você sabia que o custo para manter um cliente é muito mais baixo do que o custo de conquistar novos clientes? Um atendimento de qualidade é imprescindível para manter os seus clientes. 

Integração no atendimento e no discurso 

Até aqui ficou claro que o atendimento integrado é mais eficaz, certo? Uma estratégia para melhorá-lo ainda mais é trabalhar pela padronização do discurso da sua empresa

Além de liberdade para interagir quando e de onde estiver com a sua empresa, os clientes querem ser bem atendidos e que esse atendimento seja coerente. Para isso, é fundamental trabalhar com mensagens alinhadas com todos os integrantes da equipe. 

Sendo assim:

  • Utilize uma linguagem atrativa, de fácil entendimento e de acordo com o seu público (jovens, mulheres, homens, esportistas, empresários etc.);
  • Tenha canais de comunicação internos para sempre treinar, orientar e conversar com colaboradores. Informe-os sobre mudanças, promoções, eventos, novos serviços etc;
  • Oriente aos atendentes a sempre serem proativos e prestativos com o cliente. Além de rapidez, os clientes querem se sentir importantes e valorizados;
  • Responda o seu cliente no canal que ele te procurou. Se ele mandou um e-mail, responda no e-mail. Não ligue, a não ser que ele te peça isso. Se ele entrou em contato pelo chat, não o peça para enviar um e-mail. A não ser que seja imprescindível. 

Um exemplo. Você colocou uma promoção no ar em sua rede social. Informou a todos os colaboradores sobre o início da promoção. Todavia, por algum motivo, precisou interromper a promoção. No entanto, não avisou a todos os colaboradores do atendimento.

Isso quer dizer que o seu discurso não está alinhado e, portanto, o cliente que for atendido por esse funcionário ficará irritado com a sua empresa. Consegue perceber a importância de sua empresa ter uma só voz?

Também é interessante saber que não só a falta de respostas são prejudiciais para uma empresa, mas também a contradição de informações que são repassadas. Então, cuidado com isso! Discursos e mensagens alinhadas são sempre mais eficientes. 

Atendimento integrado, mas humanizado 

De fato, os atendimento automatizados, para grandes volumes, contribuem para a organização e celeridade dos atendimentos. No entanto, essa prática não é tão bem aceita entre os clientes. 

Obviamente, nem todas as empresas podem manter um atendimento 100% humanizado, mas, o recomendável é manter a central de atendimento com pessoas. O contrário desestimula que clientes entrem em contato com a sua empresa. 

Via de regra, o contato humanizado mostra o quanto você se importa com seus clientes e preza por essa relação. Então, se possível, opte por um atendimento humanizado e sempre treine sua equipe. 

A sua empresa precisa de uma ferramenta de atendimento integrado para melhorar o seu relacionamento com clientes? Precisa de uma ferramenta para melhorar a comunicação interna do seu negócio? Conheça o Merx – uma ferramenta de comunicação integrada e atendimento humanizado para surpreender no atendimento. 

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Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

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