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Ilustração com uma pessoa no centro e vários símbolos com formas de canais de comunicação ao redor.

Canais de atendimento: 6 opções e como definir o seu

18 de setembro de 20246 minutos de leitura

Parece simples definir os canais de atendimento para um negócio. Mas, na verdade, não é tão fácil assim. 

Quando você pensa em como ajudar o cliente, imaginamos que ter um e-mail e/ou um telefone resolve tudo. Certo? Nada disso. Vai muito além.

Isso porque, atualmente, as expectativas dos clientes mudaram e, com elas, as formas de atendê-los.

Por isso, é fundamental entender quais são os melhores canais e como utilizá-los no seu negócio.

E, vamos ser sinceros. Quem não gosta de um atendimento que seja bom e resolva tudo rapidinho?

Quais são os principais canais de atendimento?

  1. Atendimento online por e-mail

O e-mail corporativo é bem importante quando o assunto é atendimento online.

Ele é uma ferramenta eficaz para questões mais complexas que exigem um acompanhamento mais detalhado.

Quer um exemplo? Vamos supor que um cliente precisa enviar documentos para uma análise mais aprofundada.

Então, o e-mail oferece um canal seguro e organizado para certos tipos de interação. Além disso, é importante dizer que o e-mail é um instrumento que serve como prova judicial. 

  1. Atendimento online por chat 

Hoje em dia ninguém quer esperar muito e, às vezes, precisa fazer outra tarefa enquanto aguarda o atendimento. 

Por isso, o chat online se tornou uma ferramenta muito útil, pois oferece rapidez e eficiência.

Imagine um cliente que tem uma dúvida sobre um produto em uma loja online.

O chat pode resolver isso em minutos, sem que ele precise ligar, enviar e-mails e até mesmo esperar tempo demais para finalizar a compra.

  1. Atendimento online por redes sociais

As redes sociais não servem apenas para postar fotos e vídeos. Elas também podem ser usadas para atendimento ao cliente. 

Quando um cliente faz, por exemplo, uma reclamação pública no X (antigo Twitter), uma resposta rápida pode transformar um problema em uma oportunidade de mostrar o valor da sua marca.

Muitos clientes gostam de usar o direct (chat) das redes para tirar dúvidas e até mesmo fechar negócios. 

Então, se esse for um canal da sua empresa, garanta que tenha sempre alguém online nesses canais para responder ao cliente o mais rápido possível.

  1. Videoconferência

Para questões que exigem uma interatividade maior, a videoconferência é uma ótima opção.

Isso porque ela permite um atendimento mais próximo, mesmo à distância.

Dessa forma, um consultor de investimentos pode, por exemplo, explicar em detalhes todas as informações de um produto financeiro.

  1. Autoatendimento online

Quando o cliente quer resolver tudo por conta própria, o autoatendimento é a escolha ideal. 

Isso inclui desde respostas automáticas em chats até tutoriais e FAQs (as perguntas mais frequentes).

Um bom exemplo é o cliente que precisa resetar sua senha. Ele pode fazer isso sozinho, em segundos, sem precisar de ajuda.

O cliente pode ainda fazer a configuração de um software por meio de um tutorial (em algumas empresas se chama wiki), sem a necessidade de entrar em contato com um consultor. 

  1. Atendimento antecipado online

Por fim, o atendimento antecipado é aquele que prevê problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Quando uma empresa de software envia atualizações e dicas de uso para evitar que o cliente tenha que procurar por ajuda depois, é um exemplo de autoatendimento. 

Conheça o Merx: ferramenta online de atendimento ao cliente e muito mais

O Merx é uma ferramenta online que vai além de um simples canal de atendimento.

Ele integra diferentes formas de comunicação com o cliente em uma única plataforma. Isso inclui: e-mail, chat e conexão com o X (antigo Twitter).

Com o Merx, você pode centralizar o atendimento e garantir que nenhum cliente fique sem resposta.

Ou seja, você consegue gerenciar tudo de forma prática e eficiente, o que é essencial para qualquer negócio que deseja crescer e se destacar no mercado.

O que é canal de atendimento ao cliente?

Os canais de atendimento são as formas que a sua empresa usa para se comunicar e resolver problemas dos clientes.

Seja por e-mail ou até redes sociais, esses canais permitem que os usuários tirem dúvidas, façam reclamações ou fechem negócios.

E não importa se você tem uma pequena loja ou uma grande empresa, escolher o canal certo pode fazer toda a diferença.

Qual a importância dos canais de atendimento?

Garantir que o cliente tenha sempre uma forma fácil e rápida de entrar em contato com sua empresa é muito importante. 

Isso não só melhora a satisfação do cliente, mas também pode aumentar a fidelidade com a sua marca.

Qualquer pessoa que tenha algum problema com um produto/serviço de sua empresa e consiga resolver isso rapidamente pelo chat online, por exemplo, ficará satisfeito e poderá divulgar isso. 

O que motiva o comportamento do cliente?

Vários fatores podem motivar os comportamentos do cliente, como a necessidade de resolver um problema, a busca por informações ou até mesmo a vontade de compartilhar uma experiência.

Entretanto, o principal motivador é sempre a busca por uma solução eficiente.

Ou seja, quanto mais rápido e fácil for o atendimento, trazendo uma solução eficaz, mais satisfeito o cliente ficará.

Como o atendimento pode influenciar na experiência do consumidor?

Não é exagero dizer que o atendimento é um dos principais fatores que influenciam na experiência do consumidor.

Um bom atendimento pode transformar um cliente insatisfeito em um defensor da marca, enquanto um atendimento ruim pode fazer o contrário.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que um cliente com uma experiência positiva ao resolver um problema por um dos seus canais de atendimento, tem mais chances de recomendar a empresa para outras pessoas.

Como definir os canais de atendimento para seu negócio?

O primeiro passo para definir os canais de atendimento para a sua empresa é saber onde os seus clientes estão e como eles preferem se comunicar.

Uma pesquisa ou até mesmo a sua rotina de trabalho podem te trazer essa resposta.

Se a maioria dos seus clientes está nas redes sociais, por exemplo, faz sentido investir nesse canal.

Todavia, é importante não colocar todos os ovos em uma única cesta. Ou seja, diversifique os canais de acordo com as necessidades do seu público.

Além disso, sempre avalie o desempenho de cada canal e esteja disposto a fazer ajustes se e quando for necessário.

No final das contas, escolher os canais de atendimento certos é como escolher o tempero para um prato especial. Cada um tem sua importância, mas é a combinação que faz toda a diferença. 

E, você, a partir desse artigo, já decidiu quais são os melhores canais para o seu negócio? 

Afinal, não adianta ter o melhor produto do mundo se o atendimento não estiver à altura, não é mesmo?

Então, invista em um atendimento de qualidade e veja como isso pode transformar a experiência do cliente e o sucesso da sua empresa.

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

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